Padre Horácio Dutra pregou o sexto dia da Novena dos Espinhos no Santuário do Senhor Santo Cristo
O responsável pela ouvidoria das Capelas, na costa norte da ilha de São Miguel, afirmou esta tarde que os cristãos só poderão rezar o Pai-nosso diariamente se forem capazes de levar aos irmãos o mesmo perdão e a mesma misericórdia que recebem de Deus.
“Somos chamados a levar a vida de Cristo aos outros, não julgando, mas perdoando e usando da mesma misericórdia. Só assim podemos rezar com o coração a oração que o Senhor nos ensinou, levando a mesma misericórdia e o perdão de Cristo a todos” disse o padre Horácio Dutra que presidiu ao sexto dia da Novena dos Espinhos que está a decorrer no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada.
A partir da liturgia, o sacerdote convidou os presentes a olhar “para os espinhos de Cristo hoje”.
“Cada criança que perdeu a esperança e não encontra amor é um espinho; cada adolescente perdido sem horizonte de vida é um espinho; cada homem e cada mulher desiludidos que procuram o pão e não ganham o suficiente é um espinho; cada idoso ou doente, cada mulher ou homem que vive a depressão e a solidão é um espinho” constatou o padre Horácio Dutra convidando cada presente a levar a esperança de Cristo a estas pessoas.
“Nós somos convidados a levar esta esperança a partir do Senhor Santo Cristo a todos; somos chamados a esta esperança do Senhor que recebemos no nosso regaço” e esta esperança tem a “medida do amor”.
“Se estivermos próximos Deus será sempre grande e na nossa vida a única grandeza é a capacidade de levarmos esta esperança aos outros”, concluiu o sacerdote que agradeceu a oportunidade de ter estado nesta Novena.
A Novena dos Espinhos que caminha para o fim terá ainda como pregadores mais três ouvidores da ilha de São Miguel. Amanhã será o padre Vítor Medeiros, ouvidor da Ribeira Grande; depois na quarta-feira o padre Rui Silva, ouvidor da Lagoa e finalmente o padre Marco Sérgio tavares, ouvidor de Ponta Delgada.
A festa dos Espinhos será presidida pelo reitor do Santuário do Senhora Santo Cristo.
Nesta Novena, uma das três festas do santuário, os peregrinos são convidados a refletir sobre a Esperança Cristã no ano em que a Esperança é o lema do Jubileu.