Missão do Santuário

O Santuário do Senhor Santo Cristo, no Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, foi criado em 1959, pelo bispo diocesano D. Manuel Afonso de Carvalho.

EXTRACTO DO DECRETO EPISCOPAL QUE ELEVOU A IGREJA DA ESPERANÇA A SANTUÁRIO DIOCESANO

“Dom Manuel Afonso de Carvalho, por mercê de Deus e da Santa Sé Apos­tólica, Bispo de Angra:

(…) Para que este culto de Jesus Cristo Rei não esmoreça e a Paixão do Senhor absorva plenamente as almas, sem que surja qualquer vislumbre de prática ou ato menos conforme com o espírito e orientação da Santa Igreja, havemos por bem:

1) Declarar a Igreja do Santo Cristo dos Milagres Santuário Diocesano e confiar a sua administração a um sacerdote especialmente designado por Nós;

2) Recomendar a todos os reverendos Párocos e Sacerdotes que incutem nos fiéis o verdadeiro espírito de piedade e fervor para com o Santo Cristo, prevenindo-os dos perigos por ocasião da festa anual, a fim de que todas as suas ações sejam para a maior glória do Senhor;

3) Exortar todos os Açorianos, de qualquer categoria que sejam, a que, nas horas de tribulação como nas de bonança, invoquem, com verdadeiro es­pírito de fé, o Senhor Santo Cristo e Lhe peçam que lhes conserve a pureza do coração, a resignação nos infortúnios e, dum modo especial, a graça para levarem uma vida conforme com a vontade do mesmo Senhor, a fim de um dia O poderem aclamar no seu Reino de glória.

Dado em Angra e Paço Episcopal, aos 22 de abril de 1959.”

O Santuário, de acordo com os seus Estatutos tem como principal finalidade prestar culto divino à Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, na invocação do «Ecce homo», ou seja, celebrar a Paixão redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Santuário tem como missão acolher os fiéis que, por motivo de devoção e de piedade ali acorrerem, pondo à sua disposição os meios de salvação mais abundantes, propondo uma vivência da fé católica através da Palavra e dos Sacramentos e um caminho de conversão que leve a uma verdadeira e autêntica adoração do Deus Santo, Uno e Trino.

Estatutariamente a Reitoria do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, é composta pelo Reitor e pelo Conselho para os Assuntos Económicos.

O Reitor é o seu representante legal, sendo nomeado pelo Bispo da Diocese.

O mandato do Reitor é de 6 anos, sendo possível a sua recondução, na forma prevista em lei.

Para ajudar na dimensão espiritual deste Santuário, o Reitor tem a apoiá-lo a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, instalada no Convento da Esperança, desde o dia 12 de Janeiro de 2022.

O Santuário, desde que foi criado teve sete reitores, sendo o atual o cónego Manuel Carlos Alves.

Conselho dos Assuntos Económicos

Este Conselho, para além do Reitor, é composto por dois vogais, uma secretária e um tesoureiro, nomeados pelo Senhor Bispo, com um mandato de 6 anos.

Tem como principal função ajudar o Reitor nas deliberações e decisões dentro das suas competências. É composto pelo Presidente (Reitor); tesoureiro, secretário e dois vogais.

Atualmente, o Presidente é o Cónego Manuel Carlos de Sousa Alves; o Tesoureiro António Luís Amaral Raposo; a Secretária Aldina Gamboa e os Vogais José António Gomes e  António José Ferreira.

Scroll to Top