Ouvidor do Nordeste afirma que o verdadeiro espírito quaresmal “é o desejo de conversão e de reconciliação” com Deus e com os irmãos

Padre Valter Correia presidiu à celebração do terceiro dia da Novena dos Espinhos

Foto: Padre Valter Correia/Santuário do Senhor Santo Cristo

 

O ouvidor do Nordeste, padre Valter Correia, convidou os peregrinos da Novena dos Espinhos, no Santuário do Senhor Santo Cristo, neste terceiro dia, a viverem os três exercícios quaresmais da oração, da esmola e do jejum “de forma subtil”.

“O Senhor convida-nos a fazer este caminho que nos leva à oração, à esmola e ao jejum, os três exercícios quaresmais de forma subtil. Que saibamos associar tudo isto num tempo de maior introspeção que nos leve a uma expansão na nossa relação com Deus e com os irmãos”, afirmou o sacerdote.

A partir da liturgia proclamada, o ouvidor do Nordeste lembrou que é na Quaresma que se percebe melhor a misericórdia de Deus, que “está sempre disponível”, diante da “mudança de vida e do arrependimento”.

O padre Valter Correia referiu especialmente o valor da “indulgência plenária”, um dos sinais deste Jubileu.

No final da homilia o padre Valter Correia  insistiu no pedido de oração pelas “rápidas melhoras do papa Francisco”.

“Rezemos para que elas venham depressa” enfatizou o sacerdote a quem o Reitor do Santuário, cónego Manuel Carlos Alves, agradeceu a “abundância do seu coração”.

Para a edição deste ano da Novena dos Espinhos foram convidados  oito sacerdotes responsáveis pelas ouvidorias de São Miguel, que pregarão oito dos nove dias da Novena, que termina com a festa no dia 21 de março. O dia da festa será presidido pelo Reitor do Santuário, cónego Manuel Carlos Alves. Todos os dias, a partir da liturgia diária cada um dos sacerdotes abordará um tema da esperança cristã. A missa será sempre às 18h00.

Amanhã, o pregador  será o padre José Borges da ouvidoria de Vila Franca do Campo;  depois, no domingo, será o padre Horácio Dutra, de Capelas; na segunda o padre Vitor Medeiros, da Ribeira Grande e a Novena dos Espinhos termina com os padres Rui Silva, da Lagoa e Marco Sérgio Tavares, de Ponta Delgada.

A Novena dos Espinhos é uma das três festas que marcam o ritmo celebrativo no Santuário, juntamente com a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no sexto domingo da Páscoa, e a festa do Cristo Rei, no último domingo antes do Advento.

Estas celebrações podem ser seguidas à distância, através da página on-line https://senhorsantocristo.com/new/

Scroll to Top