O sacerdote assistente da Pastoral Juvenil deixou este desafio, na segunda noite do “Às sextas no Convento”

O padre João da Ponte desafiou esta noite os jovens a não terem medo de ser originais. Durante o segundo encontro da iniciativa “Às sextas no Convento- há jovens animados pela Esperança”que decorreu na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada.
“Nós nascemos todos originais, mas infelizmente alguns vivem como fotocópias e isso é viver como um cego” afirmou o sacerdote a partir da liturgia proclamada que narrava o encontro de Jesus com o cego de Jericó, a quem perguntou o que queria que lhe fizesse.
“Jesus pede-nos originalidade e dotou-nos de inteligência. Saibamos usá-la. Não tenhamos medo de questionar, de duvidar, de pensar pela nossa inteligência”, afirmou o sacerdote sublinhando o exemplo de Carlo Acutis.
“Viver como fotocopia é viver como um cego. E quantas vezes o fazemos porque temos medo do que os outros possam pensar à acerca de nós; medo das opiniões públicas e deixamo-nos conduzir pelo que nos dizem e não pensamos pela nossa própria cabeça”, afirmou.
“Também hoje Jesus pergunta a cada um de nós o que queremos fazer e o que queremos fazer pelo outro. Essa é a pergunta que temos de fazer a cada um dos nossos irmãos”, referiu o sacerdote aos jovens do Movimento Encontro de Jovens Shalom das Feteiras e de Santa Cruz da Lagoa e a um grupo de jovens da Povoação, que foram esta noite os jovens que disseram sim a esta iniciativa do Santuário do Senhor Santo Cristo e do Serviço Diocesano à Juventude.
“Precisamos de ver o melhor que há em nós e o melhor que há nos outros”, afirmou.
O padre João da Ponte deixou ainda uma provocação aos jovens no sentido de olharem para o mais próximo e serem capazes de o desafiar a ser diferente e a acreditar em si próprio.
“Às vezes precisamos de alguém que nos diga: coragem! É homem, levanta-te; dá o teu melhor. Levanta-te Ele chama-te . Coragem, Jesus chama-te. Precisamos de dizer isso uns aos outros” concluiu deixando este desafio.
Na próxima sexta-feira os jovens açorianos vão encontrar-se na ilha Terceira para o Encontro Diocesano da Juventude, que irá decorrer em Angra. Às 19h00, do próximo dia 1, será celebrada a Eucaristia de arranque do Encontro na Igreja de Santa luzia de Angra. No sábado, dia 2, será o dia do Encontro com um debate de análise e reflexão ao inquérito dirigido aos jovens açorianos pelo Serviço Diocesano à Juventude, que está a decorrer desde o dia 28 de setembro.