Alunos do Colégio de São Francisco Xavier visitam Santuário

Jovens visitam entre outros espaços, o Páteo da Vinha
Foto: Santuário Senhor Santo Cristo/CR

Jovens de palmo e meio aprendem a história do Convento da Esperança

Duas turmas do segundo ano de escolaridade do Colégio de São Francisco Xavier participaram hoje numa visita de estudo ao Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada.

As crianças visitaram vários espaços do Convento da Esperança, conduzidos por Ruy Pacheco, onde puderam familiarizar-se com detalhes da vida conventual nomeadamente com o conhecimento das funcionalidades deste espaço que já foi habitado pela Irmãs de São José de Cluny, congregação que dirige o Colégio de São Francisco Xavier.

As irmãs clunicenses estiveram no Convento entre 1943 e 1960, altura em que o Colégio de São Francisco xavier se mudou para um novo edifício, construído de raíz, na Rua Agostinho Pacheco.

Nesse período foi confiado à Madre Maria do Carmo, açoriana, o cuidado da Capela do Senhor Santo Cristo.

De acordo com informação publicada pelo Instituto Histórico de Ponta Delgada,  e disponível on line, o Colégio de São Francisco Xavier foi fundado, em Ponta Delgada, em 1893. Funcionou primeiro na Rua do Perú e depois na Rua do Mercado, na grande casa então pertencente à família Jácome Correia e onde hoje está a Escola Básica Integrada Roberto Ivens. Tinha como superiora a Madre Maria Hermance, religiosa de origem irlandesa, que chegou à ilha acompanhada de outras seis religiosas de nacionalidade francesa, daí a instituição ser popularmente conhecido como “Colégio das Mères”.

Na sequência da implantação da República, em 1910, seria encerrado e as religiosas expulsas de Ponta Delgada. Em 1932, reabriu sob o impulso do Padre Francisco Xavier Vaz Pacheco de Castro, tendo as Irmãs de São José de Cluny sido de novo convidadas para o dirigir. Funcionou então na antiga residência de Thomas Hickling, no Largo Almirante Dunn; tendo sido depois transferido, em 1943, para o Convento de Nossa Senhora da Esperança, no Campo de São Francisco. Mais tarde, no início da década de 1960, o colégio mudar-se-ia para um novo edifício, construído de raiz, na Rua Agostinho Pacheco.

Scroll to Top