Reitor admite restauro de jóias e proteção da Imagem do Santo Cristo dos Milagres

by AÇORIANO ORIENTAL

O reitor do Santuário, o cónego Adriano Borges, admite que as joias do Senhor Santo Cristo dos Milagres venham a ser restauradas, após uma avaliação “pelo maior número possível de especialistas nacionais e internacionais” do que é necessário fazer. Mas, defende que “todo o trabalho de restauro seja feito cá”, apenas admitindo a saída de alguma joia , caso “haja uma necessidade imperiosa e não houver outro remédio”, pois “não vamos deixar estragar”.

Já no que se refere à imagem do Senhor Santo Cristo, o reitor considera que “uma intervenção direta na imagem está, à partida, excluída”, mas admite que é necessário fazer um estudo ao estado da imagem, garantindo que “será protegida ao máximo”, e que, caso haja vários especialistas em sintonia a defenderem algum tipo de intervenção, esta será feita, mas “nunca será restauro”.

Recorde-se de que há cerca de quatro anos, conservadores do Museu de Arte Antiga transmitiram ao padre Duarte Melo, então à frente da Comissão de Bens Culturais da Igreja, que a imagem do Santo Cristo apresentava “algum destacamento da policromia”, nomeadamente no rosto, e que, precisava de “uma intervenção cuidada e ao mais alto nível”.

Paula Gouveia