NORMAS DE CONDUTA A OBSERVAR NA CAPELA DO SENHOR SANTO CRISTO

Letreiros afixados no Claustro do Convento

Como é do vosso conhecimento, o culto e devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, está fortemente enraizado na cultura do povo açoreano e não só.

A comprová-lo estão os milhares de devotos que durante todo o ano visitam a Capela no Coro Baixo do Santuário, onde se encontra a Imagem do Senhor Santo Cristo, para que aí, em silêncio, num ambiente de paz e espiritualidade, orem ao Senhor.

Sendo um local de oração, é dever deste Santuário proporcionar as condições que ajudem a um encontro com Deus, no silêncio e na oração, sem serem importunados por quem apenas pretende visitar a Capela, desrespeitando, quer a presença dos devotos, quer o silêncio que o próprio lugar impõe.

Comportamentos menos adequados de grupos e/ou pessoas mais efusivos, que embalados pelo espírito próprio de quem se encontra de férias, visitam este local, muitas vezes apenas e só, para efectuarem reportagens fotográficas, não são de aceitar, apesar de no claustro do Convento estarem afixados letreiros a informar que não são permitidas fotos e filmagens no interior da Capela.

As chamadas de atenção nem sempre são compreendidas. A insolência e a desobediência que por vezes se verifica, demonstram um total desrespeito pela casa de Deus.

Compreendemos que este lugar desperta o interesse e a curiosidade de quem o visita, mas por favor, façam-no em silêncio.

Assim, ao visitar a Capela do Senhor Santo Cristo, tenha em atenção que não é permitido:

  • Fotos e/ou filmagens; (apenas permitido na sala das Capas);
  • Uso de telemóvel;
  • Acesso ao altar, não devendo ser transposto o cordão de segurança;
  • Explicações sobre a Imagem e Vida da Madre Teresa, as quais deverão ser dadas no Claustro;
  • Qualquer outra situação que se venha a verificar, passível de advertência.

Sendo este local frequentemente visitado por grupos de turistas acompanhados do respectivo Guia Turístico, deverá este prestar as explicações sobre a História do Culto e Devoção ao Senhor Santo Cristo e da Vida da Venerável Madre Teresa da Anunciada, ou outras, no Claustro do Convento, com a devida contenção.

Ao entrar no Convento da Esperança, tenha sempre presente que esta é também a casa das Religiosas de Maria Imaculada, que por deferência, lhe abrem a porta e lhe dão o privilégio de poder orar junto do Senhor.

Apelamos à compreensão de todos para estas normas de conduta, que visam o total respeito e observância das práticas religiosas, a dignificação de um local sagrado que é de todos e para todos, onde o visitante será interpelado pelo desrespeito para com Deus.

Obrigado!