Coro Baixo

DSC_0211

No Santuário do Senhor Santo Cristo existem dois Coros – o Alto e o Baixo.

É no Coro Baixo que se encontra a Capela com a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

As paredes estão revestidas por um conjunto de magníficos azulejos azuis sobre fundo branco, do século XVIII (1712), da autoria do ceramista, António de Oliveira Bernardes (1660-1730).

Estes painéis formam doze quadros emoldurados por faixas enramadas e figuras antropomórficas, que retratam passagens da vida de Cristo. Na parte norte, a Anunciação, Visita de Santa Isabel, Nascimento, Adoração dos Magos (este está incompleto), e Purificação - na parede sul, Cristo orando, Beijo de Judas, Flagelação, Cristo levando a Cruz e Crucificação.

António de Oliveira Bernardes, nasceu no Alentejo, foi pintor e azulejista dos séculos XVII e XVIII. É das suas oficinas que saíram alguns dos mais brilhantes revestimentos de azulejo do barroco português.

Da sua obra como azulejista destacam-se:

A Capela de São Pedro de Rates (1715);
A Igreja da Mercês (Évora): Sacristia;
Sé de Braga: Capela de São Geraldo;
Igreja das Mercês (Lisboa): Sala de passagem para a sacristia;
Convento de Lóios (Évora): Nave da Igreja: painéis historiados com episódios da vida de São Lourenço Justiniano;
Convento da Esperança (Ponta Delgada): Coro Baixo (1712);
Convento de São Domingos de Benfica (Lisboa): Transepto da Igreja;
Igreja de Nossa Senhora do Terço (Barcelos): Corpo da Igreja: Painéis historiados com episódios da vida de São Bento 1713);
Santuário de Nossa Senhora da Nazaré: Sacristia;
Ermida de Porto Salvo (Paço de Arcos).

DSC_0729

Numa das paredes do Coro Baixo, junto à porta de saída para o claustro, podemos apreciar um nicho, onde se encontra uma urna com as relíquias de Madre Francisca do Livramento.

Contíguo ao Coro Baixo, o visitante tem acesso a uma pequena sala, onde pode apreciar a exposição de alguns artefactos pertencentes à Imagem do Senhor Santo Cristo e à Madre Teresa d´Anunciada.

DSC01892

Nas paredes desta sala estão expostas dentro de vitrinas electrificadas, algumas das capas que fazem parte da colecção de capas do Senhor Santo Cristo, sendo de destacar a Capa oferecida por D. Maria Ana de Áustria, esposa do Rei D. João V, que fez questão que o Senhor Santo Cristo tivesse uma capa do mesmo brocado do seu manto real.

De salientar uma bonita vitrina onde estão expostos os cálices oferecidos pelos devotos do Senhor Santo Cristo. É de destacar o Cálice  oferecido pelo Papa São João Paulo II, aquando da sua visita aos Açores em 11 de Maio de 1991, o qual constitui uma peça de grande valor e estima. Foi utilizado em 2011, na missa na Igreja da Matriz de Ponta Delgada, pela Beatificação do Papa São João Paulo II.

Estão igualmente expostos alguns pertences de Madre Teresa d’Anunciada, como uma das suas sapatinhas, um pedaço do seu hábito, a cruz e as cordas com que se mortificava, o rosário, a cruz de madeira com que fazia a via-sacra, o tabuleiro em madeira com que servia as refeições aos operários, um pequeno tronco de madeira que servia de banco na sua cela, bem como o primeiro ceptro da imagem do Senhor Santo Cristo.

DSC01848

Nas paredes encontram-se quadros do Senhor Santo Cristo, oferta de devotos.

Uma grande Custódia em prata, com lúnula de ouro e pedras naturais, do século XVIII, foi oferta de Madre Francisca do Livramento ao Convento.

O Tesouro do Senhor Santo Cristo em 2000 – ano da comemoração do tricentenário da procissão - foi enriquecido com uma peça em arte sacra contemporânea, constituída por um Cálice e uma Patena. Na sua execução, a martelo e cinzel, foram utilizadas 400 alianças, fruto das muitas ofertas dos devotos do Senhor. Foi utilizado na Missa Campal do Ano Jubilar da Igreja.

Nas Festas do ano de 2013, durante a Missa Campal do Domingo do Senhor, o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, faz a entrega ao Reitor do Santuário, Monsenhor Augusto Cabral, do anel do Bispo Emérito, D. Aurélio Granada Escudeiro, deixado em testamento ao Santuário do Senhor Santo Cristo.

Com esta oferta, fica mais enriquecido o Tesouro do Senhor Santo Cristo.