Cozinha Conventual

Recordações do Senhor Santo Cristo

Chaminé da Cozinha Conventual

Interior da Cozinha Conventual

A antiga cozinha do Convento da Esperança, é um espaço de grande dimensão, cuja construção data de 1828.

Em anos anteriores, por altura das Festas em honra do Senhor Santo Cristo, este espaço, que para além de constituir motivo de interesse arquitectónico para quem nos visita, era aproveitado para realizar exposições, onde o visitante tinha a oportunidade de apreciar algumas capas da Imagem, objectos pessoais que pertenceram à Madre Teresa, bem como uma série de artefactos pertencentes ao Convento e sempre do agrado do povo.

Dando uma melhor utilização a este espaço, a cozinha foi usada durante vários anos, para aí funcionar um bazar a favor das Missões, que tinha como finalidade angariar fundos para sustentar os missionários que se encontram espalhados pelo Mundo, em missão de ajuda aos menos afortunados.

Por decisão do Santuário, em 2014, este espaço foi desactivado, deixando de ser utilizado como bazar, passando a ser usado para a exposição intitulada, “Vestígios, 2014”, onde está exposta Arte Religiosa, património do Convento da Esperança.

À entrada da exposição, poderá adquirir lembranças do Senhor Santo Cristo, como pagelas, terços, medalhas e livros. No seu interior poderá assistir a um pequeno filme sobre o Culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Sempre muito apreciados, são também os licores e as compotas conventuais, que se encontram à venda neste espaço.

Esta exposição foi inaugurada durante as Festas do ano de 2014, mantendo-se aberta ao público, todos os dias, das 17:30 às 18:30, durante a visita ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Nota Explicativa >>VER<<