Capas

Capa do Senhor Santo Cristo dos Milagres
Capa oferecida em 2008 por um casal de emigrantes dos Estados Unidos da América, por ocasião do falecimento do seu filho
Capa oferecida por D. João V

Para além das jóias que fazem parte do tesouro do Senhor Santo Cristo, a Imagem possui igualmente uma colecção de Capas, que simbolizam o manto púrpura, com que os algozes cobriram os ombros ensanguentados de Cristo.
A maioria destas Capas são ofertas dos devotos, em cumprimento de promessas por ocasião de grandes aflições.
São executadas em veludo ou damasco, forradas de cetim e são magnificamente bordadas em alto-relevo e a ouro. Algumas destas Capas estão ornamentadas com as jóias oferecidas ao Senhor. É frequente nelas figurarem os instrumentos da Paixão de Cristo e ainda motivos vegetais de simbolismo religioso, como as folhas de videira, os cachos de uva e as espigas de trigo. Desta colecção de Capas, destaca-se a oferecida por D. João V, através de sua mulher, D. Maria Ana de Áustria, por El-Rei ter manifestado o desejo do Senhor ter uma Capa do mesmo brocado do seu manto real.
Esta capa está permanentemente exposta e é usada todos os anos na procissão conventual que se realiza na manhã do Sábado das Festas.
Algumas destas capas encontram-se expostas numa pequena sala, para a apreciação de todos quantos visitam o Senhor Santo Cristo, bem como na Cozinha Conventual – Núcleo Museológico.