Anúncio oficial sobre as festas do Senhor Santo Cristo feito esta semana

Anúncio oficial sobre as festas do Senhor Santo Cristo feito esta semana

ARTIGO – CORREIO DOS AÇORES

31 de Março de 2020

 

Anúncio oficial sobre as festas do Senhor Santo Cristo feito esta semana

“A figura real do Santo Cristo está hoje nos infectados e nos que dão a vida pelos outros”, afirma o Cónego Adriano Borges

 O Bispo de Angra, o Reitor do Santuário da Esperança e o Provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres já estiveram reunidos e já decidiram se vai realizar-se ou não este ano as festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres. O Reitor, Cónego Adriano Borges, vai fazer esta semana uma comunicação oficial a anunciar e acentuar que a Imagem real do Senhor Santo Cristo dos Milagres “são os doentes infectados e são aqueles que dão a sua vida pelos outros…”

O Senhor Santo Cristo dos Milagres está mais distante das pessoas?

Cónego Adriano Borges (Reitor do Santuário da Esperança)

Creio que será o contrário.

De uma forma diferente, o Senhor Santo Cristo dos Milagres está mais próximo das casas das pessoas. E está mais presente nos milhares de pessoas que, por este mundo fora, – desde a nossa diáspora até todas as nossas ilhas – de certeza absoluta já invocaram o nome do Senhor Santo Cristo dos Milagres em suas casas para proteger os seus, para proteger a humanidade.

Visivelmente, o Senhor Santo Cristo, de facto, está fechado. O Santuário está fechado, o convento está fechado. A única porta que nós temos, actualmente, é através da internet, o site oficial do Senhor Santo Cristo em que se pode ver a imagem 24 horas por dia. Mas, neste momento, creio que ele está ainda mais presente na boca, no coração de todos os açorianos devotos do Senhor Santo Cristo.

Poderia criar-se uma vitrina no Santuário ou na Igreja por detrás da qual estaria a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres?

Neste momento, o conselho que nos é dado é: fiquem em casa. E as pessoas não podem nem se devem deslocar. E não devemos estimular as pessoas a deslocarem-se. Portanto, esta possibilidade não se põe.

Está a dizer-nos que, hoje, se vive muito mais o Senhor Santo Cristo dos Milagres em espírito?

Pois, Hoje eu creio que, no coração, na alma, nos lábios de todos os açorianos, diariamente o Senhor Santo Cristo está presente. É Ele que nós evocamos. É Nele que nós falamos. É a Ele que pedimos a bênção, a protecção e, portanto, de uma outra forma – e esperemos que não leve o tempo todo que algumas previsões indicam – as pessoas possam estar presencialmente junto do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Mas, neste presença, a presença é espiritual na casa de toda a gente e até a grande maioria dos açorianos tem uma referência em sua casa ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, desde os registos e as imagens. Portanto, há uma ligação e uma presença na casa de todos os devotos. E o Senhor Santo Cristo está com todos.

E é nestes momentos, de maior dificuldade, de maiores trevas, de maiores angústias, que o Senhor Santo Cristo está connosco. Está ainda mais presente desta forma dentro do nosso coração.

Há milhares de açorianos a espalhar a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres através das redes sociais…

Nós temos um site oficial que, diariamente, e através do Facebook, todos os dias se pode ler as leituras do dia, orações próprias e tentamos sempre estar presentes junto das pessoas desta forma que as redes sociais, hoje em dia, nos proporciona.

Mas, por isso mesmo, eu creio que não é o suficiente, que não é o bastante, não é aquilo que as pessoas querem. O que lhes enche o coração é estar ali junto do Senhor Santo Cristo. Mas, se não podemos estar junto Dele, este é o momento de pedirmos que Ele esteja junto de nós.

Tem recebido, por esta altura, cartas de devotos ao Senhor Santo Cristo?

Não, há falta de ligações com o exterior, com os Estados Unidos e Canadá e, portanto, praticamente cessaram agora as correspondências.

Tenho recebido alguns mails para a caixa de mails do Santuário e também para o meu pessoal. Alguns com pedidos de orações específicas.

E outros também a questionar sobre o futuro, como tudo vai evoluir, se vai ou não haver festa…

Há pessoas a pedir por familiares que estejam afectados pelo Covid-19?

Não, por acaso ainda não tivemos. Mas tivemos já pedidos de pessoas para que protejam os seus familiares, sobretudo os mais idosos, crianças e pessoas com algumas doenças que o vírus ataca com maior ferocidade.

Como já disse, todos os devotos estão na expectativa de haver ou não festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres este ano. Vai haver ou não?

Neste momento ainda não lhe posso responder.

Implicitamente pode ler-se na sua resposta que pode não haver?

Não, não lhe posso responder porque isso tem em conta vários factores. Ainda esta semana vamos fazer uma comunicação oficial e, portanto, ainda não lhe sei responder. Neste momento, não vou adiantar que sim nem que não.

Existe a hipótese de se adiar a festa?

A hipótese existe. Não está fora de questão.

A fazer-se, será de outros moldes. Mas, de facto, existe esta hipótese. Mas, neste momento, eu gostaria – se pudesse ser – que não tocássemos neste assunto.

Qual a mensagem que, nesta altura, deixa aos açorianos e, em especial, aos devotos do Senhor Santo Cristo dos Milagres?

Nesta altura, para todos, sobretudo os açorianos, os de cá, os de lá, da nossa diáspora e, primeiro que tudo, uma palavra muito especial para os que estão sozinhos em casa. Eu sei que é difícil estarmos em conjunto, a família toda amontoada, com crianças e, por vezes, sem grande capacidade de mobilidade no lar. Acreditem que este é um esforço que vale a pena.

Uma palavra muito especial aos velhinhos, aos idosos e aos doentes, que estão a viver sozinhas.

Sabendo também que o vírus é mais perigoso para estas pessoas, elas são um grupo de grande risco. E acrescento aqueles que têm doenças que se enquadram nos grupos de risco.

Que o Senhor Santo Cristo dos Milagres esteja com todos nós. Que o Senhor Santo Cristo seja o conforto de todas as pessoas no seu dia-dia. E, com certeza, quando tudo isto acabar, nós teremos muitas razões para agradecer ao Senhor o facto de não termos sido levados tão cedo ou ainda nesta altura para junto Dele.

Que o manto do Senhor Santo Cristo a todos cubra. E, neste momento, é uma oração infinita por todo o mundo. Não podemos deixar de pensar em todo o mundo e evocamos também o Santo Padre e a consagração e bênção que ele deu sobre o mundo. De facto, o Senhor Jesus Cristo é um Senhor sofredor e hoje a figura real do Senhor Santo Cristo dos Milagres são os doentes infectados, são aqueles que dão a sua vida pelos outros. E quero recordar, nesta oração, com uma força muito especial, todos os profissionais, sejam os profissionais de saúde, sejam da protecção civil, os bombeiros, polícias, todos aqueles que são obrigados ainda hoje a estar fora das suas casas a dedicar-se aos outros, que são verdadeiros heróis. O Senhor que lhes dê sempre a força todos os dias para conseguirem dar-nos uma luz de esperança. E esta luz de esperança que seja o mais breve possível e que acabe tudo isto.

 João Paz