A preparação destas grandes Festas e tudo o que a envolve, é feita com a antecedência devida, para que tudo esteja pronto, quando chegar o grande dia da procissão em honra do Senhor Santo Cristo.
Na semana da Festa, de 3ª a 5ª feira, os fiéis podem assistir ao Tríduo Preparatório, que se realiza no Santuário do Senhor Santo Cristo, presidido pelo Sr. Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.
Esta cerimónia é acompanhada por alegres cânticos, a que não é alheio o entusiasmo com que os seus celebrantes e o respectivo grupo coral, costumam transmitir a uma igreja replecta de fiéis.
Para além do grande cariz religioso, estas Festas caracterizam-se pela riqueza de artísticos arranjos florais, com que são ornamentados o Santuário do Senhor Santo Cristo, o Coro Baixo, a Capela do Senhor Santo Cristo e o Claustro do Convento.
São milhares as flores que, de 4ª a 6ª feira, chegam ao Convento da Esperança, vindas das mais diferentes partes da Ilha e fora dela. Desde as mais delicadas rosas, antúrios, margaridas, coroas imperiais, gladíolos, até à flor mais singela, são estas algumas das espécies que irão enfeitar o Senhor.
Durante estes três dias, um grupo de senhoras tem a seu cargo este laborioso e honroso trabalho, nele colocando a sua arte e beleza.
Esta decoração, que começou por ser simples, hoje reveste-se de um enorme esplendor artístico, admirada por todos.
Na 5ª feira da semana das Festas, a capa que é escolhida para sair na procissão, é apresentada no Coro Alto, à comunicação social, numa pequena cerimónia, onde estão presentes o Reitor do Santuário, a Irmã zeladora e o Provedor da Irmandade. O Reitor do Santuário faz uma explicação, (para além de outras), dos elementos figurativos que a compõem, o material utilizado, bem como o nome de quem a oferece.
Não podemos deixar passar esta oportunidade, sem referir aquela que, durante 50 anos da sua vida consagrada, teve a seu cargo a preparação destas Festas e que zelou pela Imagem do Senhor Santo Cristo, – a nossa querida Irmã Beatriz, falecida em 17 de Maio de 2019 e digna sucessora de Madre Teresa d’Anunciada.